Fraudes e dicas de segurança

Você sabia que um em cada cinco usuários de internet no Brasil já sofreu, pelo menos, uma tentativa de golpe ou fraude?
Fique sempre atento e confira as dicas para se manter seguro que o time de segurança e proteção de dados da Sicoob Cocred preparou.

Cuidados no uso do celular

Cuidados no uso do celular

  • Nunca forneça seus dados pessoais e números de senhas, códigos ou do cartão por ligação telefônica. Caso receba um contato suspeito em nome da Cocred, ligue imediatamente para o gerente da sua conta;
  • Quando usar serviços bancários através de chamadas, seja discreto ao confirmar seus dados;
  • Cuidado ao receber ligações de supostas centrais de atendimento. Se precisar fazer contato com a Cocred, chame a Alice, nossa assistente virtual através do link Fale com a Alice!

 

Sobre a proteção do celular:

  • Sempre prefira usar a biometria facial ou digital para desbloqueio da tela inicial do celular;
  • Ative o bloqueio temporário de tela com senha;
  • Não salve contatos na agenda com apelidos como pai, mãe, irmã, tia, tio etc. Use apenas nomes;
  • Nunca empreste seu celular para pessoas desconhecidas e, da mesma forma, nunca use aparelhos de terceiros para acessar contas pessoais;
  • Faça o download de um antivírus adequado para celulares;
  • Se disponível, habilite a opção de rastreio e bloqueio do celular remotamente.

 

Sobre as senhas e acessos:

  • Nunca use a opção “salvar senha” em celulares, dispositivos, navegadores, sites ou apps;
  • Apague as senhas que estiverem anotadas em bloco de notas ou em arquivos;
  • Cadastre uma senha forte para acesso ao banco. Ela precisa ser diferente de todas as outras senhas usadas normalmente;
  • Ative sempre o processo de “verificação de dois fatores”, caso esteja disponível;
  • Não use perfis das redes sociais para fazer login em outros sites ou aplicativos.

 

App Celular Seguro:

O aplicativo foi criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as operadoras de telefonia, para que os usuários relatem, de forma eficiente e ágil, as ocorrências de roubos e furtos de celulares.

A utilização deve ser feita seguindo esses passos:

 

  • Faça a instalação do aplicativo no seu celular;
  • Utilize o seu login do GOV.BR, clicando em “entrar com o gov.br”;
  • Leia os termos de uso antes de concordar;
  • Cadastre uma pessoa de confiança, que será a responsável por acionar o seu aparelho, caso aconteça algo com ele;
  • Cadastre o telefone;
  • Caso aconteça alguma situação de perda ou roubo do seu aparelho, a pessoa de confiança indicada realizará a ocorrência por meio do site ou do aplicativo.

 

Cuidado! Assim que for realizada a ocorrência, será exibido um número de protocolo. É necessário que a pessoa de confiança guarde esse número, pois ele será solicitado.

Para mais informações, acesse o site https://www.gov.br/pt-br/servicos/comunicar-roubo-furto-de-aparelho-pelo-aplicativo-celular-seguro, ou entre em contato com a Cocred!

Atenção na hora de usar o Sistema de Valores a Receber

O Banco Central lançou uma plataforma para consultas de valores a receber. Se houver saldo a ser restituído, o usuário será informado da data em que poderá ter acesso ao valor e solicitar a devolução.

Aproveite com segurança:

  • O único site para consulta ou solicitação de valores é o valoresareceber.bcb.gov.br. Qualquer outro link é golpe. Não clique;
  • O usuário precisa de um login GOV.BR, nível prata ou ouro, para acessar o sistema;
  • O usuário precisa acessar o site na data informada na primeira consulta para conhecer os próximos passos;
  • Se não conseguir acessar na data informada, vai ser necessária uma nova consulta, para ser disponibilizada uma nova data;
  • Não serão enviados links e não haverá contato do Banco Central com os usuários.
  • Qualquer solicitação de pagamento para receber os valores é fraude;
  • Nunca clique em links suspeitos enviados por e-mail, SMS, WhatsApp ou Telegram.
Atenção na hora de usar o Sistema de Valores a Receber
Internet Banking é seguro, mas use com atenção!

Internet Banking é seguro, mas use com atenção!

  • Repare que, quando acessar o Internet banking da Cocred, um cadeado fechado vai aparecer ao lado da URL. Ele indica que a Sicoob Cocred tem um certificado para garantir um acesso seguro;
  • A senha de efetivação ou QR Code são utilizados apenas para concluir transações financeiras solicitadas por você;
  • A senha de efetivação e o QR Code não são solicitados para atualizações de segurança ou instalações de arquivos;
  • Quando realizar uma transação via QR Code, confira no visor do celular se os dados batem com as informações do computador;
  • Verifique sempre a data do seu último acesso. Se notar alguma irregularidade, ligue imediatamente para o gerente da sua conta.

Sobre o cadastro de computadores

Para movimentar a sua conta, é necessário o cadastro de um computador. É dessa forma que a Cocred evita que terceiros consigam fazer movimentações a partir de computadores não cadastrados.

Use o teclado virtual

Essa é a maneira mais segura de usar o internet banking da Sicoob Cocred, pois aumenta a proteção contra vírus que monitoram a digitação do teclado. Na hora de digitar seus dados pessoais e senhas, opte pelo teclado virtual.

Para mais informações, acesse a opção Teclado virtual do seu internet banking.

Cuidado com o golpe do PIX

Descubra quais são os cuidados que você precisa tomar para não ser enganado ao cadastrar, atualizar ou confirmar a sua chave PIX:

 

  • Fraudadores podem entrar em contato se passando pela Cocred, para o suposto cadastramento da chave PIX. Eles solicitam informações pessoais, inclusive senha de acesso;
  • O fraudador também pode solicitar apenas os dados do cartão de crédito. Nessa situação, ou em qualquer outra, nunca forneça o código CVV, número e validade do cartão em ligações ou mensagens;
  • Nunca faça transferências, TEDs, DOCs ou pagamentos para fazer um teste para utilização do PIX;
  • A Cocred não solicita acesso ao seu dispositivo de maneira remota para habilitar o PIX;
  • Na hora de realizar uma transação, utilizando a chave PIX, confira todos os dados do “recebedor”;
  • Não acesse links encaminhados por pessoas ou órgãos duvidosos. Sempre desconfie dos links que você recebe.

 

Fique sempre atento e lembre-se: o cadastramento da Chave PIX só é realizado através do App Sicoob.

 

Conheça o MED:

O Banco Central do Brasil apoia as vítimas de suspeitas de fraudes via PIX. Para isso, criou, em 2021, por meio da Resolução 103, o Mecanismo Especial de Devolução (MED). O procedimento visa agilizar o atendimento de pessoas que caíram em golpes pelo PIX e que tentam recuperar os valores.

 

Mas quem pode acionar o MED?

Qualquer pessoa física que suspeitar de uma transação realizada em suas contas por meio do PIX, dentro de um período de 80 dias, contando da data da efetivação da transação.

Importante lembrar: caso a transação seja proveniente de desacordo comercial, ou feita equivocadamente pelo titular da conta, o mecanismo não pode ser utilizado.

 

Como acionar o MED?

Quando suspeitar de qualquer situação, entre em contato imediatamente com a Cocred, pelo telefone de seu gerente ou pelos canais de comunicação: site, fale conosco ou página de segurança. A cooperativa realizará os procedimentos do MED para solicitar a análise e, se possível, a devolução dos valores, caso a fraude seja confirmada ou haja recursos na conta acionada.

Cuidado com o golpe do PIX
Atenção com o caixa eletrônico

Atenção com o caixa eletrônico

  • Nunca aceite ajuda de estranhos;
  • Sempre proteja o que está digitando;
  • Depois de usar o caixa eletrônico, confira se o cartão que está guardando é realmente o seu;
  • Nunca forneça a senha do cartão para ninguém;
  • Nunca aceite propostas, como a transferência de valores para sua conta, tampouco o uso da sua conta por terceiros para transações que não são de seu interesse;
  • Nunca filme, fotografe ou envie o QR Code para alguém, Jamais faça videochamadas exibindo a tela do caixa;
  • Sempre clique em “sair” pois uma das tentativas de golpe acontece quando alguém pede para você voltar ao caixa eletrônico dizendo que sua sessão não foi encerrada;
  • Quando for fazer saques ou depósitos em caixas eletrônicos, fique atento às pessoas que estão ao redor;
  • À noite, redobre o cuidado e evite usar os caixas de autoatendimento. Nesse período, a circulação de pessoas diminui e você fica mais exposto a riscos.

Aprenda identificar falsos boletos

  • Quando receber um boleto de forma não usual, desconfie! Confirme com o beneficiário a legitimidade do documento antes de fazer o pagamento;
  • Nunca emita segunda via de boleto em sites que não sejam o da instituição financeira emissora do boleto;
  • Confira sempre se o logo da instituição financeira emissora do boleto corresponde ao seu número junto ao Banco Central do Brasil. Por exemplo, a Cocred possui o número 3214, logo, um boleto com o logo da Sicoob Cocred precisa começar com esses quatro números.
Aprenda identificar falsos boletos
Use os cartões com segurança!

Use os cartões com segurança!

  • A Cocred não envia motoboys ou funcionários à sua residência para retirar cartões destruídos. Se alguém ou alguma empresa se oferecer para isso, cuidado;
  • Quando fizer uma transação, observe se o cartão devolvido é o mesmo que foi entregue ao funcionário;
  • Não empreste seu cartão a outras pessoas, seu cartão é pessoal e intransferível;
  • Sempre confira o extrato de conta corrente e/ou fatura pela internet e, caso tenha alguma despesa que não reconheça, ligue imediatamente para o gerente da sua conta;
  • Mantenha todos os dados cadastrais do seu perfil atualizados, especialmente o número do celular;
  • Quando receber um SMS informando sobre uma transação, se não foi feita por você, ligue imediatamente para o gerente da sua conta;
  • Em caso de perda ou roubo do cartão, comunique imediatamente a central de atendimento da Cocred;
  • Não guarde o cartão e a senha juntos. Em caso de perda ou roubo, quem tiver acesso pode utilizar o cartão.
Fui vítima de golpe. E agora?

Fui vítima de golpe. E agora?

  • É necessário que você entre, imediatamente, em contato com o seu gerente, para que ele possa realizar os procedimentos necessários.
  • E se for final de semana ou fora do horário de expediente? Ligue para a Central de Atendimento do Sicoob, para que seja iniciado o atendimento da sua ocorrência: 0800 724 4420.
  • É importante que você faça esse contato, para que a sua ocorrência seja iniciada o mais rápido possível, possibilitando maiores chances de sucesso na tentativa de recuperação dos valores, e informe seu gerente sobre o protocolo de atendimento, também com rapidez.

 

 

 

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