Você sabia que um em cada cinco usuários de internet no Brasil já sofreu, pelo menos, uma tentativa de golpe ou fraude?
Fique sempre atento e confira as dicas para se manter seguro que o time de segurança e proteção de dados da Sicoob Cocred preparou.
O aplicativo foi criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as operadoras de telefonia, para que os usuários relatem, de forma eficiente e ágil, as ocorrências de roubos e furtos de celulares.
A utilização deve ser feita seguindo esses passos:
Cuidado! Assim que for realizada a ocorrência, será exibido um número de protocolo. É necessário que a pessoa de confiança guarde esse número, pois ele será solicitado.
Para mais informações, acesse o site https://www.gov.br/pt-br/servicos/comunicar-roubo-furto-de-aparelho-pelo-aplicativo-celular-seguro, ou entre em contato com a Cocred!
O Banco Central lançou uma plataforma para consultas de valores a receber. Se houver saldo a ser restituído, o usuário será informado da data em que poderá ter acesso ao valor e solicitar a devolução.
Para movimentar a sua conta, é necessário o cadastro de um computador. É dessa forma que a Cocred evita que terceiros consigam fazer movimentações a partir de computadores não cadastrados.
Essa é a maneira mais segura de usar o internet banking da Sicoob Cocred, pois aumenta a proteção contra vírus que monitoram a digitação do teclado. Na hora de digitar seus dados pessoais e senhas, opte pelo teclado virtual.
Para mais informações, acesse a opção Teclado virtual do seu internet banking.
Descubra quais são os cuidados que você precisa tomar para não ser enganado ao cadastrar, atualizar ou confirmar a sua chave PIX:
Fique sempre atento e lembre-se: o cadastramento da Chave PIX só é realizado através do App Sicoob.
O Banco Central do Brasil apoia as vítimas de suspeitas de fraudes via PIX. Para isso, criou, em 2021, por meio da Resolução 103, o Mecanismo Especial de Devolução (MED). O procedimento visa agilizar o atendimento de pessoas que caíram em golpes pelo PIX e que tentam recuperar os valores.
Mas quem pode acionar o MED?
Qualquer pessoa física que suspeitar de uma transação realizada em suas contas por meio do PIX, dentro de um período de 80 dias, contando da data da efetivação da transação.
Importante lembrar: caso a transação seja proveniente de desacordo comercial, ou feita equivocadamente pelo titular da conta, o mecanismo não pode ser utilizado.
Como acionar o MED?
Quando suspeitar de qualquer situação, entre em contato imediatamente com a Cocred, pelo telefone de seu gerente ou pelos canais de comunicação: site, fale conosco ou página de segurança. A cooperativa realizará os procedimentos do MED para solicitar a análise e, se possível, a devolução dos valores, caso a fraude seja confirmada ou haja recursos na conta acionada.
Preencha os campos abaixo e faça seu cadastro.
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